Quinta, 12 Novembro 2015 15:15

ACS participam de reunião técnica sobre saúde de Candeias

Publicado por Assessoria de Comunicação

ACS28Agentes comunitários de saúde de Candeias do Jamari participaram de uma reunião técnica na manhã desta quinta-feira (12), a convite da secretária municipal de saúde, Djeimi Cheurie. O encontro foi realizado no auditório do Batalhão da Polícia Militar Ambiental e contou ainda com a participação da coordenadora municipal da Atenção Básica, enfermeira Gleyciane Bezerra da Costa, que apresentou os ACS a nova secretária, coordenadora municipal de Epidemiologia, enfermeira Adriana Rodrigues Gonçalves, que fez uma explanação sobre a Portaria 44, que defini as atribuições do Agente Comunitário de Saúde na prevenção e no controle de doenças endêmicas, e Joana Sena, apoiadora municipal para o controle da malária em Candeias do Jamari, que fez uma explanação sobre a situação epidemiológica de malária no município.

Recém-nomeada titular da Secretaria de Saúde do Município, Djeimi reconhece as carências e admite que as unidades de saúde precisem de atenção em caráter emergencial. “Nossa saúde está na UTI”, declarou, informando que os principais programas e projetos devem ser mantidos.

Com a missão de tentar suavizar a grande crise na saúde de Candeias, principalmente com a falta de medicamentos básicos, Djeimi já está buscando alternativas, assim como também o conserto de vários veículos da frota da Saúde, que estão largados em oficinas. A nova secretária já esteve vistoriando a situação em que se encontra o prédio do HPP – Hospital de Pequeno Porte, que precisa de reforma urgente. O prefeito Careca e o engenheiro civil Iago Chassot também acompanharam a vistoria.

“Estou me inteirando sobre todos os assuntos pertinentes a área da saúde pública. Aceitei o desafio para tentar fazer esse trabalho de gestão de crise, pois a saúde, não só de Candeias, mas de vários outros municípios, passa por momentos muito difíceis. São muitas dificuldades, inclusive por falta de repasses de recursos e não assumi a pasta para ficar com mentiras nem para ser boazinha, mas sim tentar amenizar as dificuldades que passa nossa população e organizar nossa equipe”, relata a secretária, frisando ser essa uma determinação do prefeito Careca.

ACS14A secretária também revelou que espera entregar novos uniformes aos agentes comunitários de Saúde, assim como os demais materiais necessários para o exercício da função. Os agentes puderam tirar dúvidas, dar sugestões e fazer perguntas. Djeimi acrescentou sobre a necessidade da união de todos para fortalecer a saúde de Candeias. “É importante trabalharmos em conjunto para valorizar e resgatar a credibilidade da categoria”, afirmou.

A convite da secretária, a diretora geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – AGEVISA, Arlete Baldez e o apoiador municipal para a malária representando a Fiotec/Fiocruz/MS, Luciano Bulegon  de Almeida explicaram sobre a nova força tarefa que vai acontecer no município, fazendo parte da meta do Ministério da Saúde em combate a malária no país, sendo que em Candeias do Jamari, de janeiro a outubro de 2015, foram registrados 987 casos e 243 recaídas, sendo 910 vivax e 77 falciparun, com 43% dos casos no bairro Satélite.

Participou ainda da reunião o médico de referência no tratamento de malária, Mauro Tada, que ministrou uma palestra sobre as causas, consequências e tratamento da doença. Na oportunidade, o médico ressaltou sua satisfação com as colocações da secretária Djeimi, que transmite segurança na pasta que lhe foi confiada.

ACS19

ACS41