Sábado, 11 Junho 2022 14:31

Modernização do Cadastro Único leva internet banda larga ao atendimento social em Candeias

Publicado por Marlene Matos
(1 Voto)
Prefeito Valteir Queiroz comandou a recepção ao ministro Ronaldo Bento Prefeito Valteir Queiroz comandou a recepção ao ministro Ronaldo Bento

O ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, esteve em Candeias do Jamari, na tarde de sexta-feira, 10, onde, juntamente com o prefeito Valteir Queiroz, constatou as melhorias no sistema, ao atualizar o cadastro de uma beneficiária de programas sociais do Governo Federal, após a instalação de uma antena do Gesac (Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão), em que Candeias do Jamari foi contemplado.

“Atualizem o seu cadastro, temos hoje o aplicativo, com isso a importância da antena de internet. Valide os dados e se habilite aos programas de transferência de renda do Governo Federal”, disse Ronaldo Bento, ministro da Cidadania, durante sua visita ao CRAS de Candeias do Jamari, acompanhado do prefeito de Porto Velho Hildon Chaves, senador Marcos Rogério, deputada federal Mariana Carvalho, deputado federal Chrisóstomo de Moura.

De acordo com o ministro, esse novo equipamento vai facilitar a vida das pessoas e melhorar o trabalho da assistência do município de Candeias do Jamari. “O Governo Federal trabalha para que estejamos próximo ao povo”, destacou.

A antena no CRAS de Candeias do Jamari é uma das 134 instaladas pelo Gesac, realizado em conjunto com o Ministério das Comunicações. “Saímos de uma realidade arcaica, de preencher o cadastro todo em fichas para posteriormente lançar no sistema. Com essa modernização, o cadastro será feito direto no sistema, o que torna mais rápida a chegada do benefício às famílias. É mais um passo a frente no desenvolvimento e nos investimentos em nosso município. A vinda do ministro Ronaldo Bento e sua comitiva é uma honra para os munícipes de Candeias do Jamari, que nunca em sua história, recebeu um ministro, sendo que o mais próximo que eles vinham, era até Porto Velho”, comparou o prefeito de Candeias do Jamari, Valteir Queiroz.

Na ocasião, também estiveram presentes os secretários municipais, vereadoras Zilmar Domingos, Kátia da Saúde, Jucilene Moraes e vereador Edcarlos dos Santos, a secretária de Assistência Social e Família, Kimberle Haiune, servidores públicos, lideranças sindicais e a comunidade em geral.

A iniciativa do Governo Federal oferece gratuitamente conexão à internet banda larga - por via terrestre e satélite, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro. A ampliação da infraestrutura para oferecer internet de banda larga nos postos de cadastramento em todo o Brasil vai beneficiar aproximadamente oito milhões de famílias.

A ação é feita em conjunto com outras inovações tecnológicas no serviço social, como o novo aplicativo do Cadastro Único, lançado no fim de março, e que já ultrapassou 1 milhão de downloads. “Atualizem o seu cadastro, temos hoje o aplicativo, com isso a importância da antena de internet. Valide os dados e se habilite aos programas de transferência de renda do Governo Federal”, aconselhou o ministro da Cidadania.

“O Cadastro Único é a porta de entrada para todos os programas sociais do Governo Federal. É a nossa grande base de dados. No cadastramento a pessoa se habilita a receber, por exemplo, o Auxílio Brasil, maior programa de transferência de renda da história do país, onde as famílias recebem o mínimo de R$ 400. Além disso, temos o Auxílio Gás e diversos outros programas“, completou o ministro Ronaldo Bento.

“A modernização dos serviços com novas tecnologias aumenta a eficiência na ponta, nos postos do Cadastro Único, diminuindo filas e o tempo de espera das pessoas. Quem necessita dos programas sociais do Governo Federal tem pressa e quanto menos deslocamentos forem necessários, melhor”, frisou o secretário nacional do Cadastro Único, Tércio Brandão.

Qualidade e eficiência

A agilidade reflete também na satisfação das pessoas que necessitam dos serviços, como explica a secretária municipal de Assistência Social. “Elas esperam menos na fila, porque às vezes ficavam horas e, agora, saem mais contentes porque ficaram 30 minutos”, relatou Kimberle Hainue, que citou a importância da tecnologia para a chegada do atendimento à zona rural da cidade.

WhatsApp Image 2022 06 11 at 13.35.02 1

WhatsApp Image 2022 06 11 at 13.35.08