Sábado, 06 Abril 2024 13:27

Roda de conversa com mães de autistas resulta importante troca de experiências

Publicado por Marlene Matos
(1 Voto)

Uma tarde emocionante, com depoimentos sobre as angústias e superações  enquanto mães de crianças e adolescentes autistas, troca de experiências, de incentivos e aconselhamentos. Assim foi a roda de conversas com mães de autistas que aconteceu na última quinta-feira, dia 04, na Escola Municipal Luiz Perseghini, reunindo famílias, profissionais técnicos da Prefeitura de Candeias do Jamari e apoiadores.
IMG 1929

Esta roda de conversa tem como objetivo cuidar de quem cuida e faz parte da programação da Semana de Conscientização do Autismo, que teve início no dia 2, na Câmara de Vereadores, uma realização da Prefeitura, com organização das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Gabinete do Prefeito. O evento conta com total apoio do prefeito Aussemir Almeida.
IMG 1922

Na oportunidade, as mães fizeram algumas reivindicações, entre elas, o atendimento prioritário em espaços públicos e vagas em estacionamentos. O termo mães Atípicas se refere às mães que possuem filhos com necessidades especiais ou síndromes raras. O evento foi conduzido pelas psicólogas Michela Nunes Monteiro (SEMED) e Inez Lima (CREAS/SEMASF).
IMG 1950

Para a vereadora Zilmar Domingos, que é assistente social, um dia apenas não é suficiente para levar às pessoas uma informação de qualidade, que é o melhor remédio contra o preconceito. “Essa roda de conversa foi muito proveitosa. O objetivo desse encontro foi, principalmente trocar, compartilhar e saber que estamos todas juntas neste caminho, pois aprendi com essas mães, que só há inclusão de fato quando há conhecimento”, disse a parlamentar, responsável pelo projeto de lei que altera a data de um dia para uma semana de conscientização do autismo em Candeias do Jamari.
IMG 1927

IMG 1932