Quarta, 27 Março 2024 17:26

Prefeitura inicia distribuição de produtos da agricultura familiar para crianças da rede de ensino

Publicado por Marlene Matos

A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta terça-feira (26), a distribuição de produtos da agricultura familiar para compor o cardápio da alimentação escolar, contribuindo com a produção de refeições saudáveis servidas diariamente nas 15 escolas da rede municipal.

fc0e7726 c1a1 4beb 9a70 5989771ed606

Nos cardápios rigorosamente elaborados pela equipe de nutricionistas da Semed, 30% dos alimentos são provenientes da agricultura familiar, conforme preconiza a lei federal 11.947, do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Este ano, o fornecimento é feito por 19 agricultores, devidamente cadastrados na Secretaria Municipal de Agricultura, após terem participado do chamamento público realizado pela Comissão Permanente de Licitação (CPL).

De acordo com o prefeito Aussemir Almeida, além de incentivar a produção local, o programa ainda permite que diversos alimentos frescos sejam servidos para as crianças diariamente. Outro benefício é a circulação de recursos na economia local. Entre os produtos entregues estão frutas, saladas, legumes e o açaí.

12e8b136 d053 4b0e ae7d 216df3c28973

“Essa ação possibilita a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, favorecendo hábitos saudáveis e respeitando as práticas alimentares regionais”, ressalta o prefeito, parabenizando a equipe de nutricionista da Semed, Talita Úrsula e Amanda Evelyn e equipe responsável pela divisão da merenda escolar do município.