Quarta, 17 Dezembro 2014 09:31

Prefeitura divulga cronograma de coleta de lixo

Publicado por Assessoria de Comunicação
(1 Voto)

O lixo é responsabilidade de todos: veja o cronograma da coleta seletiva

A Prefeitura de Candeias do Jamari, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente intensifica campanha para conscientizar a população sobre coleta seletiva no município. Para organizar o recolhimento, a Prefeitura divulga cronograma da coleta explicando que a reciclagem apresenta-se como uma solução viável para a economia e para o ambiente. No início da gestão, toda sujeira era jogada no lixão municipal, que já está interditado e o prefeito Francisco Sobreira de Soares Careca está buscando mecanismos para resolver a situação dos catadores.coleta de lixo3

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Wilson Arteaga Café, jogar lixo na rua vai gerar multa, de acordo com a Lei do Código de Postura. “Estamos realizando agora um trabalho de educação ambiental, com reuniões, a princípio com os catadores, para juntos encontrarmos uma solução para o problema que se gerou com a retirada do lixão do setor chacareiro”, explica o secretário Café.

A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pela retirada do lixão municipal, divulgou, juntamente com a empresa Limpex, que presta serviço de coleta de lixo para a Prefeitura de Candeias do Jamari, a lista com os dias da coleta de lixo nos bairros da cidade. A Coleta de Lixo acontece de segunda a sábado, a partir das 5h30.

Segundas-feiras - Bairros Satélite, União, Novo Horizonte, Santa Izabel e Setor Industrial até a Rua 21 de Abril;

Terças-feiras - Bairros Santa Letícia, Palheiral e União até a rua Santos Dummont;

Quartas-feiras – Bairros Satélite, Santa Izabel, Novo Horizonte, Setor Industrial e bairro Das Flores, rua Santos Dummont até a 21 de Abril;

Quintas-feiras – Bairros Santa Letícia, Palheiral, União até a rua 21 de Abril;

Sextas-feiras – Bairros Satélite, Santa Izabel, Novo Horizonte, parte do Santa Letícia II, Setor Industrial e Vila Nova;

Sábados – Santa Letícia II – Das 5h30 até o meio-dia.

A Limpex recomenda que o morador coloque o lixo na rua apenas nos dias da coleta e no período informado. Além disso, é preciso tomar cuidado ao descartar vidros ou objetos pontiagudos acondicionando-os em embalagens seguras para não ferir o funcionário da coleta. Mesmo o dia da coleta sendo feriado, o caminhão passará pelo bairro normalmente. “Solicitamos a colaboração de todos, para que amarrem a boca dos sacos de lixo e façam a reciclagem, evitando problemas, sendo que o lixo recolhido é apenas o doméstico e nas devidas datas marcadas”, informa o empresário Antônio Nunes da Silva, da Limpex.

Preocupado com a questão ambiental e social, a Secretaria mostra esforço para aumentar a coleta seletiva. De acordo com o secretário Café, a campanha educativa espera despertar a atenção para o problema do lixo no município. “A população deve colaborar atendendo o cronograma elaborado pelo município e evitando jogar lixo nas ruas”, explica o secretário, frisando atender assim uma determinação do prefeito Careca.