Sábado, 18 Junho 2022 22:28

Semusa alerta população sobre casos de malária em Candeias

Publicado por Marlene Matos
Foram registrados 113 casos de malária só no mês de maio Foram registrados 113 casos de malária só no mês de maio

A Secretaria Municipal de Candeias do Jamari (SEMUSA), por meio do Departamento de Endemias, alerta toda a população do município, sobre o aumento dos casos de malária registrados tanto na área urbana, quanto na área rural do município e chama todos para os cuidados e prevenção da doença.

De acordo com a colaboradora municipal para controle da malária, Naiara de Cassia Montoan, no mês de maio foram registrados 113 casos de malária no município de Candeias do Jamari.

Naiara explica que a malária é uma doença febril, aguda e intermitente. Os principais sintomas podem se confundir com os de outras doenças, como febre alta, dores intensas, calafrio, cefaleia, náuseas e vômitos.

Dessa forma, a recomendação é que diante de qualquer um dos sintomas, os pacientes procurem imediatamente o laboratório para realizar o exame e tratamento adequado da doença.

Segundo o departamento de endemias, apesar de não ser possível erradicar a malária na região, que possui criadouros naturais por toda a extensão geográfica em que o mosquito transmissor faz parte, a equipe de endemias tem trabalhado para o controle de ocorrência de casos da malária nas áreas urbana e rural de Candeias, sendo que a saúde, em todos os aspectos, é uma prioridade na gestão do prefeito Valteir Queiroz.